20 março 2017 - 11:27

Suspensão da UE pode causar efeito dominó, diz Associação de Proteína Animal

Presidente Francisco Turra lembrou que Brasil levou 10 anos para abrir mercados no exterior

Francisco Turra. Foto: Arquivo pessoal

Francisco Turra. Foto: Arquivo pessoal

decisão da União Europeia (UE) de suspender a importação de carne brasileira, anunciada nesta segunda-feira, pode ter consequências nefastas para o setor do País. O presidente da Associação de Proteína Animal, Francisco Turra, acredita que o fechamento desse mercado pode prejudicar o Brasil.

“A Europa compra do Brasil e não compra dos americanos. Se tudo isso cair, será um efeito dominó. A partir do anúncio da operação (Carne Fraca) eu sofri muito e principalmente quando não houve a indicação de quem errou. Foram 10 anos abrindo mercados. O Brasil tem 160 mercados abertos, exporta e é respeitado. A Índia estava dando margem para isso e agora acontece a operação”, lamentou em entrevista à Rádio Guaíba.

Turra acredita que houve um exagero na operação da Polícia Federal deflagrada na sexta-feira. “Houve um problema, sem dúvida alguma. Mas foi uma luta para abrir mercados, justamente para mostrar que o Brasil trabalha bem. É a defesa de um patrimônio de R$ 8 bilhões, com mais de 4 milhões de empregos. Estamos nos somando à Polícia Federal para esclarecer tudo isso, mas foi um erro não apontar onde foi que aconteceu. A partir daí, foi uma generalização total, com a ideia de que o consumidor foi enganado”, observou.

Fonte:Rádio Guaíba e Correio do Povo