body
13 agosto 2017 - 15:22

Superlotadas, quatro emergências do SUS restringem atendimento em Porto Alegre

Conceição, Clínicas, São Lucas e Instituto de Cardiologia recebem número de pacientes acima do ideal

Quatro hospitais de Porto Alegre restringem o atendimento em emergências para pacientes adultos que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS), neste domingo. No Hospital Conceição, 83 pessoas estão hospitalizadas enquanto há 64 leitos disponíveis. O local recebe apenas pacientes com risco de morte.

A situação é semelhante no Hospital de Clínicas, que atende somente casos graves. Segundo a atualização mais recente fornecida pela instituição, há 57 pacientes, para uma disponibilidade de 41 leitos.

Já o Instituto de Cardiologia atende somente pessoas encaminhadas pelo Samu ou que realizaram algum procedimento no hospital recentemente. Trinta pessoas recebem atendimento e há 21 vagas.

No Hospital São Lucas, há 31 pacientes para 15 leitos. A emergência recebe pacientes da oncologia ou transplantados renais.

O atendimento está normal na Santa Casa e no Hospital Restinga e Extremo Sul. Já nas emergências infantis, pelo SUS, o atendimento está acima da capacidade nos hospitais Santo Antônio, Materno Infantil Presidente Vargas e Restinga.

Os dados fazem parte do cadastro da Secretaria Municipal da Saúde, conforme atualização realizada até a tarde deste domingo. A partir desta segunda-feira, a Pasta também vai divulgar dados referentes ao atendimento pelo SUS em maternidades da Capital.

Fonte:Daiane Vivatti/Rádio Guaíba