14 novembro 2017 - 17:20

Secretaria de Saúde orienta sobre vacinação contra febre amarela em Porto Alegre

Rede pública vai priorizar pessoas com viagem prevista e crianças de nove meses

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu alerta epidemiológico e nota informativa aos serviços de saúde da Capital sobre a vacinação contra febre amarela. A medida leva em consideração o aumento do registro de casos de febre amarela silvestre no País desde o fim de 2016, especialmente em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, e salienta, com ênfase, o fato de não haver circulação do vírus da doença no Rio Grande do Sul.

O documento enfatiza que, em função da ausência do vírus no Estado e na Capital, não há necessidade de vacinação indiscriminada no território gaúcho. Dessa forma, devem ser imunizados prioritariamente pessoas com viagem marcada e que precisem do certificado de vacinação, pessoas que vão se dirigir a áreas com confirmação de casos em humanos e/ou primatas (macacos, bugios) e as crianças de 9 meses, obedecendo ao calendário de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde.

A nota informativa da Vigilância em Saúde da SMS ratifica a Nota Informativa 94 do Ministério da Saúde, que orienta quem são as pessoas que devem ser imunizadas com prioridade.

Fonte:Correio do Povo