11 janeiro 2017 - 23:41

Sapucaia e Esteio ficarão sem atendimento noturno dos bombeiros até 31 de janeiro

Ocorrências serão transferidas para cidades vizinhas

A falta de efetivo e de horas-extras segue obrigando os quartéis do Corpo de Bombeiros da região Metropolitana a programar escalas de suspensão de serviços. Em Sapucaia do Sul, o atendimento noturno fica suspenso até 31 de janeiro. A interrupção nas chamadas externas vale para o período das 20h às 8h. Em Esteio, cidade vizinha, o quartel está programado para não atender ocorrências externas nas noites de 14, 15, 17, 19, 21, 22, 24, 26, 28, 29 e 31 de janeiro.

“Se mantiver essa programação, vamos ter noites em que Esteio e Sapucaia não estarão de serviço e os chamados terão que ser atendidos pelas equipes de São Leopoldo e Canoas”, disse o comandante de Esteio, sargento Álvaro do Nascimento, que contabiliza dois militares na Operação Golfinho e outro que está entrando para a reserva. “Três homens a menos. Isso deve se manter até março.”

O comandante da corporação em Sapucaia, sargento Fernando Dalpiaz, informou ainda que nos próximos três finais de semana o efetivo também não vai atuar durante o dia. “Durante à noite fica apenas um bombeiro de plantão atendendo o telefone e repassando os chamados para cidades vizinhas. Nos dias de serviço, quatro bombeiros estarão na escala para atender ocorrências externas”, explica. O sargento ressalta que o efetivo atende uma média de três incêndios por semana. “Por três vezes tivemos que suspender os serviços no ano passado, em setembro, outubro e dezembro. Desta vez serão 21 noites e seis dias, um tempo muito longo.”

Fonte:Fernanda Bassôa/Correio do Povo