13 setembro 2017 - 09:39

Prefeitura da Capital usará terreno do Exército para reabrir posto de saúde na Vila dos Sargentos

Antiga unidade fechou as portas em junho devido à guerra entre facções

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre está finalizando tratativas com o Exército para iniciar as obras de preparação e construção da nova Unidade de Saúde Vila dos Sargentos em um novo local dentro da comunidade do bairro Serraria, na zona Sul da Capital. O antigo local onde funcionava o posto de saúde fechou as portas em junho deste ano devido à guerra entre facções rivais.

Conforme o secretário de Saúde da Capital, Erno Harzheim, a nova estrutura será erguida em um terreno cedido pelo Exército, ao lado da Escola de Educação Infantil Wlanir Porto. O local fica na entrada do bairro em uma via asfaltada e com acesso ao transporte público.

“Em seguida ao evento do fechamento da unidade nós começamos conversamos com o Comando Militar do Sul (CMS) e há um terreno em processo de cedência à prefeitura de Porto Alegre que fica na entrada da comunidade. A prefeitura precisa finalizar uma contrapartida ao Exército que é a construção de muro de 110 metros de comprimento e isso está em andamento no processo burocrático. Mas isso é uma obra rápida de se realizar. Nós colocaremos uma unidade definitiva nesse terreno utilizando um novo tipo de construção, usando construção seca que vai ficar pronta até 90 dias depois do seu início.”, explica o secretário.

Ainda segundo Harzheim, a construção da obra da nova unidade de saúde da Vila dos Sargentos será realizada por blocos, que ocorre de forma mais ágil. Esse formato é semelhante ao utilizado na construção da UPA Moaciyr Scliar, na zona Norte. O investimento para realização da obra será de aproximadamente R$ 500 mil.

A licitação que prevê construção dessa nova estrutura já está em tramitação na Secretaria da Saúde. Entretanto a pasta não tem prazo para abertura da nova unidade da Vila dos Sargentos. Enquanto isso, os cerca de 5 mil moradores que são referenciados na unidade da Vila dos Sargentos seguirão utilizando os postos Guarujá e Ipanema, ambos na zona Sul.

Fonte:Guilherme Kepler/Rádio Guaíba