07 dezembro 2017 - 13:20

Operação de final de ano da BM conta com o reforço de 150 soldados em Porto Alegre

Objetivo é aumentar a segurança em regiões onde há comércio e grande circulação de consumidores

Com a realização da Operação Avante Papai Noel, pela Brigada Militar, Porto Alegre conta com o reforço de 150 soldados em formação atuando no policiamento ostensivo durante todo o mês de dezembro. Os brigadianos estão realizando o estágio final do curso, supervisionado por oficiais, e apoiam os 1,3 mil policiais militares que atuam diariamente na Capital.

Conforme o comandante de Policiamento da Capital, coronel Jefferson Jacques, o objetivo é aumentar a segurança da população no final de ano, principalmente em regiões onde há grande circulação de consumidores realizando compras. Os oito batalhões de Polícia Militar vão atuar em horários diferenciados para garantir a presença de policiais durante todo o período de funcionamento do comércio.

“Reforçamos o nosso contingente mudando o foco das ações de polícia ostensiva da cidade para as regiões onde o comércio é mais presente e muda seus horários com promoções e ofertas. Então, essa é a ação da Operação Papai Noel focada na prevenção e, eventualmente, na repressão aos pequenos delitos que ocorrem nesta época do ano, como roubo a pedestres, roubo a estabelecimentos comerciais e evitar também o roubo de veículos, que é um dos problemas da cidade”, explica.

As regiões que vão contar com maior atenção policial – áreas comerciais e bancárias – são o Centro da Capital, os bairros Azenha, Tristeza e Restinga, além da avenida Assis Brasil e do entorno de shoppings. A Operação Papai Noel também é acompanhada de orientações à população quando for às compras, como evitar manusear dinheiro e cartões bancários na rua, não deixar bolsas e carteiras abertas e ficar atento aos pertences em locais com grande movimentação. A operação encerra-se no dia 5 de janeiro de 2018.

Fonte:Daiane Vivatti/Rádio Guaíba