11 junho 2014 - 12:55

Copa em dias da semana muda horários de expediente na Capital

Horário de trabalho será das 8h às 11h quando os jogos tiverem início às 13h

A Copa do Mundo, que abre nesta quinta-feira, vai alterar a vida dos brasileiros e, especialmente, das pessoas que vivem nas cidades-sede do Mundial. Em Porto Alegre, muda o horário de funcionamento de bancos e serviços, a partir de hoje, inclusive do transporte público.

Transporte público
O horário de alguns ônibus de Porto Alegre sofre alteração. Linhas de menor fluxo de usuários, em razão do ponto facultativo e do cancelamento das aulas em dias de jogos, terão frota reduzida. No entanto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) garante que as linhas com maior fluxo não terão alteração.

Já a Trensurb informou que, nos dias em que Porto Alegre receber jogos durante a semana – 18, 25 e 30 de junho –, o intervalo entre viagens vai ser de oito minutos, em vez dos dez habituais. E quando as partidas na capital gaúcha caírem no domingo – 15 e 22 de junho –, os intervalos entre viagens serão de oito minutos, em vez dos 15 minutos costumeiros.

Já nos dias de jogos da Seleção Brasileira, quando a partida for às 17h – em 12 e 23 de junho –, o horário de pico vai ser antecipado para as 15h, com intervalos entre viagens de cinco minutos no período aproximado das 15h às 17h. E quando Brasil jogar às 16h – no dia 17 de junho –, o pico vai ser antecipado para as 14h, com intervalos de cinco minutos no período aproximado das 14h às 16h.

Bancos
As agências bancárias em Porto Alegre vão abrir normalmente em dias de jogos da Copa do Mundo no Beira-Rio. Já nos dias de jogos da Seleção Brasileira (dias 12, 17 e 23), todos os bancos devem alterar o horário de atendimento para das 8h30min às 12h30min, com funcionamento mínimo de quatro horas, conforme uma circular do Banco Central.

Comércio
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) orientou que o comércio da Capital funcione normalmente em dias de jogos da Seleção Brasileira, bem como em dias de jogos realizados em Porto Alegre. Por não ser feriado em nenhuma das ocasiões, serão dias normais de trabalho. Cada loja pode determinar, no entanto, os horários de expediente, interromper temporariamente ou encerrar as atividades.

Serviço público
A Prefeitura da Capital autorizou o ponto facultativo nas datas das partidas da Seleção Brasileira e nos confrontos no estádio Beira-Rio que ocorrem em dias úteis. Essa medida, porém, não vale para os postos de saúde.

Funcionários da Administração, autarquias e fundações públicas do governo do Estado terão o horário de expediente alterado durante alguns dias de jogos da Copa do Mundo: os servidores trabalharão das 8h às 11h quando os jogos tiverem início às 13h. Para os dias de jogos às 17h, o horário é das 8h às 15h, de maneira ininterrupta. A medida vale para os dias de jogos da Seleção Brasileira e também para partidas que forem realizadas em Porto Alegre.

Os horários especiais, no entanto, não valem para os serviços considerados essenciais. Terão horários especiais Banrisul, Procergs, CEEE, Ceasa, Corsan, Uergs, FDRH, Fepam, Metroplan e as subsidiárias do Banrisul e entidades de relacionamento com o governo, como a BRDE e Emater.

As justiças federal e estadual também terão horários especiais, prevendo serviços de plantão. Correios também devem encerrar o expediente mais cedo. O Hemocentro fica aberto nos dias de jogos da Copa, mas um dos principais cartões postais da Capital – a Fundação Iberê Camargo – fecha, nos dias de jogos no Beira-Rio, em função do bloqueio da avenida Padre Cacique.

Jogos do Brasil em dias úteis 
Dia 12/06 | quinta-feira | Brasil x Croácia
Dia 17/06 | terça-Feira | Brasil x México
Dia 23/06 | segunda-feira | Brasil x Camarões

Jogos no Beira-Rio em dias úteis 
Dia 18/06 | quarta-feira | Austrália x Holanda
Dia 25/06 | quarta-feira | Nigéria x Argentina
Dia 30/06 | segunda-feira | oitavas-de-final (confronto a ser definido)

Fonte:Bruna Cabrera / Correio do Povo