body
05 novembro 2014 - 17:10

Gaúchos dizem, em pesquisa, confiar mais na PF e na Defensoria Pública, e menos na AL e no TCU

Só 12% disseram saber as funções da Controladoria Geral da União e da Controladoria e Auditoria Geral do Estado

Pesquisa de opinião pública contratada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) e realizada pela empresa Promáxima, que venceu a licitação, mostra que, nessa ordem, a Polícia Federal (50%), seguida pela Defensoria Pública (47%), o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público (44%) são as instituições mais confiáveis para os gaúchos. Nas últimas posições, aparecem a Assembleia Legislativa (17%) e o Tribunal de Contas da União (14%).

Foram ouvidas 2.040 pessoas maiores de 18 anos, em dez cidades. O presidente do TCE, Cezar Miola, avaliou que a pesquisa comprovou a expectativa de melhora na posição do orgão no ranking, em comparação com o levantamento de 2010. Quatro anos atrás, o TCE teve 32,6% das citações e ficou em antepenúltimo lugar -, contra 44%, agora. A pesquisa de 2010 já havia destacado a Polícia Federal e a Defensoria Pública como as instituições com maiores índices de confiança, com a Assembleia e o TCU também ficando com os últimos lugares.

Veja os gráficos em anexo:

Ranking de confiança nas instituições/RS 2014

Ranking de confiança nas instituições/RS 2014

A pesquisa também mediu o grau de conhecimento do público a respeito do trabalho desenvolvido pelas instituições. Noventa por cento dos entrevistados disseram saber para que serve a Brigada Militar, por exemplo. Mas para o Tribunal de Contas da União, esse índice cai para 19%. Só 12% disseram saber as funções da Controladoria e Auditoria Geral do Estado e da Controladoria Geral da União.

Veja o gráfico abaixo:

Ranking de conhecimento sobre o que fazem as instituições

Ranking de conhecimento sobre o que fazem as instituições

Fonte:Rádio Guaíba