09 fevereiro 2018 - 11:57

Foliões poderão fazer testes de HIV, sífilis e hepatite em Porto Alegre

Serviço estará disponível neste sábado e na terça-feira no bairro Cidade Baixa

Carnaval de Blocos terá testes de HIV, sífilis e hepatite C | Foto: Cristine Rochol / PMPA / Divulgação / CP

Carnaval de Blocos terá testes de HIV, sífilis e hepatite C | Foto: Cristine Rochol / PMPA / Divulgação / CP

O público que vai curtir o carnaval de rua em Porto Alegre poderá aproveitar para fazer testes de HIV, sífilis e hepatite C. Oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o serviço estará disponível neste sábado, na esquina da Travessa do Carmo com a rua José do Patrocínio, e na terça-feira (13), na Lima e Silva com República, sempre das 15h às 19h.

Haverá distribuição de preservativos, orientações e dicas de prevenção. No último final de semana, 3 e 4, foram realizados testes em 77 pessoas durante a programação da Cidade Baixa e orla do Guaíba, dos quais oito reagentes para sífilis, um para HIV e um para hepatite C.

O resultado sai em apenas 30 minutos, com dois consultórios para atendimento à população. A equipe é composta por servidores municipais, entre médicos, enfermeiros, dentistas e técnicos de enfermagem. Após a realização dos exames, as pessoas com casos confirmados de sífilis já poderão receber tratamento, com a aplicação da primeira dose de penicilina. A forma mais segura de se proteger de doenças sexualmente transmissíveis é usar camisinha na relação sexual.

Fonte:Correio do Povo