13 março 2018 - 21:28

Empresa detalha projeto para melhorias no entorno da Arena do Grêmio

Comissão da Prefeitura examina os termos nesta quarta-feira

A empresa Karagounis, atual responsável pelas obrigações da empreiteira OAS, apresentou um projeto complementar de infraestrutura e macrodrenagem para permitir o avanço das negociações em torno das obras da construtora no entorno da Arena do Grêmio, na zona Norte de Porto Alegre. As melhorias eram previstas no Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente – EIA Rima – referentes às construções de edifícios residenciais na região, mas até hoje nunca saíram do papel – o que complica, inclusive, o acesso de torcedores à arena tricolor.

As informações foram publicadas pelo colunista Hiltor Mombach, do Correio do Povo. De acordo com o comunicado emitido pela empresa, a Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge) da Prefeitura examina os termos da proposta em reunião nesta quarta-feira.

Ainda em junho, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça acolheu um recurso do Ministério Público e suspendeu a concessão de habite-se para as torres 3, 4, 5, 6 e 7 do Complexo Imobiliário Liberdade, construído pela OAS no entorno do estádio. A justificativa: a não realização das melhorias na infraestrutura da região dos bairros Farrapos e Humaitá. As obras no entorno da Arena (construída pela OAS) incluem a acessibilidade viária e esgotamento sanitário e pluvial.

Com a apresentação do projeto, a Karagounis cumpre o determinado em reunião ocorrida na sede do Ministério Público em 19 de dezembro do ano passado e que contou com a participação de representantes da empresa, da construtora OAS e de promotores de Justiça das áreas do meio ambiente, ordem urbanística, torcedor e patrimônio público.

De acordo com o colunista do CP, a Karagounis pretende diminuir o tamanho das obras no entorno da Arena para compensar possíveis perdas com a não realização de empreendimentos projetados pelo grupo.

Veja a nota emitida pela empresa:

“A Karagounis Participações informa que no dia 07 de março apresentou à Comissão de Análise Urbanística e Gerenciamento (Cauge) da prefeitura de Porto Alegre a sua proposição a respeito de novo termo de acordo sobre as obras de infraestrutura do entorno da Arena do Grêmio.

Conforme manifestado pela prefeitura, em reunião de trabalho que deve acontecer nesta quarta-feira (14), a Cauge colocará em pauta a análise da proposição feita pela Karagounis.

Com isso, a empresa espera que ao longo desta semana a Comissão emita seu parecer preliminar, que será considerado ao longo do processo de aprovação dos projetos já apresentados.”

Fonte:Correio do Povo e Rádio Guaíba