body
12 outubro 2017 - 19:54

Em 50 horas, Centro de Porto Alegre recebe o equivalente a um mês e meio de chuva

Tristeza e Sarandi também já bateram a média histórica de chuva esperada para outubro

Em 50 horas, o Centro de Porto Alegre recebeu 165 milímetros de chuva, o equivalente a um mês e meio de precipitação, de acordo com a média histórica para outubro na cidade. Os bairros Tristeza, com 130,8mm, e Sarandi, com 119,4mm, também superaram a marca do mês inteiro, que é de 114,3, conforme o sistema Ceic/Metroclima, da Prefeitura. Na Lomba do Pinheiro, a medição apontou 94,9mm.

Hoje à tarde, o gabinete do prefeito Nelson Marchezan Jr. informou ter adiado a 9ª edição do projeto Prefeitura nos Bairros, marcada para sábado, no Sarandi, em função do excesso de chuva.

No trânsito, a EPTC informou 25 vias ainda com tráfego restrito, no início da noite – total que aumentou para 26, com o bloqueio, às 21h30min, da Bernardino Silveira Pastoriza, no Sarandi. Na maioria das vias, há acúmulo de água.

Em um trecho da Ipiranga, a ciclovia cedeu devido ao transbordamento de um canal de esgoto. Na Dr. Timóteo, a queda de uma árvore provoca bloqueio total, na altura do número 773.

A zona Norte é a mais afetada, com bloqueio total em trechos da Padre Leopoldo Brentano e da Afonso Paulo Feijó.

Já o DMLU informou ter recolhido oito toneladas de vegetais desde o início dos temporais, na terça-feira.

Veja, abaixo, os outros trechos onde há restrição:

tabela

Nível do Guaíba sobe

A Defesa Civil de Porto Alegre informou que, devido às chuvas, subiu o nível nas águas do Guaíba, próximo da Ilha da Pintada, no bairro Arquipélago. Hoje à noite, o nível chegou a 1,28m, quando a média gira em torno de 97 centímetros. Mesmo com a elevação de nível, a Defesa Civil esclarece que o alerta de emergência só é decretado na região quando a marca chega a 1,8om. Já a cota de cheia é de 2,10m

Além disso, rua Dorival Castilhos Machado, no bairro Hípica, uma idosa que mora próximo a um arroio chamou apoio do órgão, durante a tarde, para sair de casa em função do alagamento do pátio.

Previsão do tempo

De acordo com o Sistema Ceic Metroclima, na sexta-feira, a chuva permanece em parte do dia. Da tarde para a noite, a instabilidade cede. Uma melhora gradual vai ser notada no sábado, mas ainda pode haver chuva ou garoa.

O Grupo de Primeira Abordagem da Defesa Civil de Porto Alegre continua nas ruas atendendo a comunidade integrado aos demais agentes da Prefeitura.

Fonte:Rádio Guaíba