14 novembro 2017 - 15:39

Confira o que abre e o que fecha no feriado da Proclamação da República

Comércio e supermercados abrem nesta quarta-feira

O feriado da Proclamação da República vai alterar alguns serviços em Porto Alegre e pelo interior, nesta quarta-feira. Comércio com acordo com funcionários para funcionar em feriados e supermercados abrem nesta quarta-feira. Já as agências bancárias só reabrem na quinta.

Bancos

Os bancos vão ficar fechados em 15 de novembro, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). As contas de água e luz e carnês com vencimento marcado para o dia 15 poderão ser pagas no dia 16, sem incidência de multa. O público volta a ser atendido nas agências na quinta-feira, a partir das 10h. As lotéricas estarão fechadas no feriado da Proclamação da República, reabrindo na quinta, às 9h.

Comércio

O Sindilojas Porto Alegre informou que todas as lojas que possuem no estabelecimento a certidão conjunta de opção pelo trabalho em feriados, emitida pelo Sindilojas Porto Alegre e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec), poderão abrir com funcionários no feriado. Nos shoppings BarraShoppingSul, Bourbon Country, Bourbon Ipiranga, DC Navegantes, Iguatemi, Lindoia, Bourbon Wallig, Praia de Belas Shopping, Rua da Praia Shopping, João Pessoa e Total, as lojas abrem opcionalmente a partir das 14h nesta quarta-feira. Já as praças de alimentação estarão em funcionamento das 11h às 22h.

Supermercados

Os supermercados, conforme a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), estarão abertos em Porto Alegre no dia 15. Nas cidades da região Metropolitana e no Interior, a abertura depende da legislação trabalhista da cada município.

Correios

Já a superintendência dos Correios informou que hoje todas as agências farão feriado, reabrindo na quinta.

Transporte público

A Trensurb informou que os intervalos entre trens no feriado de quarta-feira estarão com a tabela horária de domingos e feriados, com viagens de 15 em 15 minutos ao longo do dia entre as estações Mercado e Novo Hamburgo, em ambos os sentidos – com exceção dos últimos trens da noite. As estações do trem atendem das 5h às 23h25min.

Os ônibus circularão com tabela de feriado (equivalente aos domingos) em Porto Alegre, e os táxis, com bandeira 2. A EPTC atende pelo telefone 118 (24 horas) para informações sobre trânsito e transporte.

Luz e água

Os serviços públicos estaduais e municipais vão funcionar em regime de plantão, como é o caso da CEEE e da Corsan. Na CEEE, na quarta-feira, as agências ficarão fechadas, funcionando apenas o atendimento 24 horas pelo telefone 0800 721 2333. No dia 16, volta o funcionamento normal. Em caso de falta de luz, enviar torpedo para o número 27307 com a palavra LUZ e o número da instalação. Na Corsan, fica disponível apenas o plantão 24 horas pelo telefone 0800 646 6444 para casos de emergência ou problemas operacionais, como falta de água e esgoto.

Com relação a água e esgoto em Porto Alegre, a cargo do Dmae, há plantão 24 horas pelo telefone 156, opção 2: para comunicar vazamentos e solicitar consertos nas redes de água e esgoto.

Ceasa

A direção da Ceasa/RS informou que nesta quarta-feira, o mercado e os setores administrativos ficarão fechados, reabrindo na quinta.

Postos de saúde

Na área da saúde os postos da Capital não abrem. Vão funcionar apenas os pronto- atendimentos da Lomba do Pinheiro, Restinga, Bom Jesus e Moacyr Scliar. Nos hospitais de Pronto Socorro (HPS) e Materno Infantil Presidente Vargas, o atendimento é normal.

Fonte:Cláudio Isaías/Correio do Povo