20 abril 2017 - 10:08

Confira o que abre e fecha no feriado de Tiradentes no RS

Cerca de 80 mil veículos devem pegar a estrada em direção ao litoral e interior do estado

Supermercados abrem nesta sexta-feira. Foto: Correio do Povo

Supermercados abrem nesta sexta-feira. Foto: Correio do Povo

Os órgãos municipais e estaduais terão alterações nos horários de atendimento no Rio Grande do Sul devido ao feriado de Tiradentes nesta sexta-feira. Os serviços retomam o funcionamento normal na segunda-feira (24).

O comércio da Capital poderá atender com empregados neste feriado, conforme o Sindilojas Porto Alegre. A data configura um feriado nacional e, por isso, as lojas devem observar a Convenção Coletiva de Trabalho do setor, firmada entre o Sindilojas e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre (Sindec). Conforme o documento, para usufruir deste benefício, os lojistas devem ter preenchido a declaração de opção pelo trabalho em feriados e, também, possuir a certidão de regularidade sindical emitida pelo Sindilojas e Sindec.

Na Capital gaúcha, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) informou que todos os estabelecimentos estarão abertos nesta sexta-feira. Já no feriado de 1° de maio, o funcionamento será alterado.

Os prontos atendimentos e hospitais do município – Hospital de Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) – permanecerão abertos 24 horas para atender a população. As unidades de saúde estarão fechadas nesta sexta, retomando o atendimento na segunda-feira, a partir das 7h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pode ser acionado pelo telefone 192.

Pronto atendimentos 24 horas:
- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro)
- PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº – fone: 3289-3456)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil – fone: 3368-1619)
Hospitais:
- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim)
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661)

A Unidade de Medicina Veterinária (UMV) da Secretaria dos Direitos Animais (Seda) realiza atendimento das 10h às 15h. A UMV fica na Estrada Bérico José Bernardes, nº 3.489, parada 19 da Lomba do Pinheiro.

Dmlu

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o feriado. As seções operacionais atuam sob regime de plantão, com equipes das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. O Gabinete de Defesa Civil de Porto Alegre mantém plantão 24 horas nos telefones 199 e 3268-9026 para atendimento de urgências e emergências em situação de risco.

Serviços estaduais

Já em âmbito estadual, conforme decreto nº 53.356, de 21 de dezembro de 2016, o funcionamento dos órgãos estaduais também sofrerão alterações nesta sexta-feira devido ao feriado nacional de Tiradentes.

A Farmácia de Medicamentos Especiais não atende nesta sexta e terá o serviço retomado na segunda-feira, na Avenida Borges de Medeiros, nº 546, em Porto Alegre. O Hemocentro reabre somente na segunda, a partir das 8h, na Avenida Bento Gonçalves, 3722.

Em relação a serviços, as Unidades do TudoFácil (Centro, zona Norte e zona Sul) não irão atender nesta sexta. Na segunda-feira, retorna o atendimento normal a partir das 7h30. Em Porto Alegre, a medida também será adotada na sede administrativa da FGTAS (Avenida Borges de Medeiros, 521), na Casa do Artesão (Avenida Júlio de Castilhos, 144) e no Vida Centro Humanístico (Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132).

O Banrisul está com as agências fechadas. Os atendimentos nos caixas eletrônicos, Home e Office Banking e Banrifone estarão disponíveis durante o feriado. A Ceasa também não abre nesta sexta-feira. O atendimento retoma a normalidade na segunda.

O Atendimento da CEEE acontece durante 24 horas pelo telefone 0800 721 2333. Em caso de falta de luz, enviar torpedo para o número 27307 com a palavra LUZ e mais o número da instalação. No site www.ceee.com.br estão disponíveis demais serviços. Já a Corsan tem plantão de 24 horas pelo telefone 0800 646 6444 para casos de emergência ou problemas operacionais, como falta de água e esgoto. A Central de Atendimento aceita ligações gratuitas, inclusive de telefone celular.

A Casa de Cultura Mário Quintana e o Centro Estadual de Treinamento Esportivo terão funcionamento normal durante o feriadão. O Cete abrirá normalmente nesta sexta-feira e também no final de semana. A Casa de Cultura Mario Quintana funcionará normalmente durante o feriado de Tiradentes e no final de semana, assim como o Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs) e o Memorial do Rio Grande do Sul.

Trânsito e Transporte

Nesta sexta-feira, os ônibus da Capital circulam com tabela de feriado (equivalente aos domingos). A Trensurb tem intervalos entre trens durante o feriado de Tiradentes, seguindo tabela horária de domingos e feriados. As viagens acontecerão de 15 em 15 minutos ao longo do dia, em ambos os sentidos – com exceção dos últimos trens da noite. A operação no fim de semana será normal.

As fiscalizações da Viagem Segura de Tiradentes começaram nessa quinta e se estendem até a meia-noite de domingo (23). O feriado deve movimentar as estradas em direção ao litoral e interior do Estado.

Fonte:Rádio Guaíba