20 março 2017 - 20:36

Acordo regulamenta funcionamento do transporte coletivo em meio a greve dos rodoviários em Caxias do Sul

De acordo com o TRT, acerto vai permitir que mais ônibus, além do estabelecido até então, passem a circular pelas ruas de Caxias, dependendo do horário e de cada terminal.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região sediou, hoje, em Porto Alegre, uma reunião de mediação entre a Prefeitura de Caxias do Sul, a empresa Viação Santa Teresa (Visate) e o Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário do município serrano. Os trabalhadores da Visate entraram em greve no início do dia, depois que não houve acordo com a empresa sobre o reajuste salarial.

Conforme o vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin, que conduziu a reunião, o encontro serviu para aproximar as partes. Houve avanços na negociação e foram definidos parâmetros mínimos para a prestação do serviço enquanto a greve durar. Essas diretrizes, que vão entrar em vigor a partir das 13h desta terça-feira, substituem os termos de uma liminar deferida na última sexta. De acordo com o TRT, o acordo de hoje vai permitir que mais ônibus, além do estabelecido pela ordem judicial, passem a circular pelas ruas de Caxias, dependendo do horário e do terminal da linha.

Na sexta, o desembargador Silvestrin determinou o funcionamento de pelo menos 70% da frota de ônibus nos horários de pico (das 5h30min às 8h30min e das 17h às 20h) e de 40% nos demais horários, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento. Hoje, o Sindicato não cumpriu essa decisão.

Fonte:Rádio Guaíba