Guaíba 101.3FM 720AM
Tempo Agora
Porto Alegre
22ºC
Previsão para
Amanhã
13º 22º Icone Amanha

Porto Alegre, 23 de Abril de 2014

Aplicativo Iphone   Aplicativo Android   facebook   twitter


16/08/2013 12:24 - Atualizado em 16/08/2013 21:44

Polícia já indiciou 75 por crimes durante protestos de rua na Capital

Segundo o delegado, aumentou a gravidade dos crimes conforme os protestos cresceram

A Polícia Civil concluiu com pelo menos 75 indiciados parte das investigações sobre os crimes cometidos durante os protestos em junho e julho na Capital. O indiciamento mais comum, segundo o delegado regional Marco de Souza, é o que se refere a furtos e danos ao patrimônio. Segundo o delegado, o perfil dos indiciados mudou conforme os protestos cresceram, e os casos deixaram de envolver apenas depredação e desacato. Desde junho, mais de 100 inquéritos foram abertos pela Polícia para apurar a prática de crimes em meio às manifestações de rua.

"Nós conseguimos detectar ao longo das manifestações que o perfil dos conduzidos às delegacias mudou um pouco. No início nós tínhamos essa questão de manifestação pura e de depredação apenas do pessoal mais exaltado, bem como desacato e resistência. Ao longo do tempo os aproveitadores foram tomando corpo e a gente conseguiu detectar que tinha a 'clientela comum' da polícia. Nós tivemos indiciamentos de furto e até mesmo de roubo no seio da manifestação", detalhou Souza.

Entre os crimes de dano contra o patrimônio, o delegado lembrou que há diferença de tratamento para o dano simples, que é julgado pela Justiça Especial, e os danos qualificados, quando ocorrem contra patrimônios público ou com uso de explosivos como os coquetéis molotov. Entre os indiciados, a maior parte é jovens. Apesar disso, há também um número ainda não contabilizado de menores de idade.

As principais provas para embasar os indiciamentos, segundo o delegado, são de imagens produzidas por policiais infiltrados e imagens produzidas pelos próprios manifestantes. Depoimentos dos chamados “manifestantes pacíficos” também foram utilizados pela polícia.


     Ouça o áudio: Delegado Marco de Souza

Fonte: Gabriel Jacobsen/Rádio Guaíba

 

OPINIÃO > ENQUETE

Porto Alegre receberá reforço de 2 mil PMs que virão de cidades do interior para o policiamento da Copa do Mundo. O que você acha da medida?

Opinião > Enquete

OPINIÃO > ENQUETE

O futuro de Enderson Moreira depende do resultado desta quarta-feira?

Opinião > Enquete

  • Publicidade
    • - Tabela de Preços
Rádio Guaíba Ltda.
Copyright © 2008 Grupo Record.
Todos os direitos reservados.