Guaíba 101.3FM 720AM
Tempo Agora
Porto Alegre
22ºC
Previsão para
Amanhã
19º 26º Icone Amanha

Porto Alegre, 18 de Abril de 2014

Aplicativo Iphone   Aplicativo Android   facebook   twitter


01/07/2013 18:24 - Atualizado em 01/07/2013 22:43

Especialista adverte que uso constante de celular provoca câncer e defende alternativas de fábrica

Professor de Engenharia da Ufrgs também negou que legislação sobre estações de rádio-base na Capital seja restritiva para melhoria na qualidade do sinal

Durante a sessão da CPI da Telefonia, o professor da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Álvaro Salles afirmou que pesquisas da Organização Mundial da Saúde confirmaram que as radiações do aparelho celular podem causar câncer. O exemplo é a probabilidade maior de um tumor cerebral em pessoaus que mantêm o uso constante de celular, por mais de 30 minutos por dia, durante um período de seis anos.

Salles defendeu o uso de fones de ouvido e defendeu que as fabricantes produzam aparelhos, sem microfone e auto-falante, evitando o contato com o crânio, já que um índice de 60% da carga da bateria é consumido pelo tecido humano. O professor ainda acusou a indústria de minimizar alertas importantes, principalmente para smartphones.

De acordo com Salles, só aparece nas páginas finais dos manuais e em letras minúsculas a indicação da distância mínima de 1,5cm a 2,5cm entre o telefone e ouvido. Outra preocupação é com a instalação da tecnologia 4G no Brasil pela frequência de 2.4GHZ, a mesma utilizada em fornos de microondas e proibida nos Estados Unidos, que transmite em 700 MHZ a tecnologia 4G.

O professor ainda disse que a legislação sobre as estações de rádio-base (ERB) em Porto Alegre é exemplar e não serve de impeditivo para a melhoria da qualidade do sinal. A alternativa, segundo ele, pode ser um investimento maior para aumentar a capacidade de canais em cada ERB já existente.

As recomendações são para uma mudança de hábitos dos clientes, que devem usar o telefone fixo quando está disponível e não o celular, e para a proibição do uso por crianças menores de oito anos.



Fonte: Voltaire Porto/Rádio Guaíba

 

OPINIÃO > ENQUETE

Agentes do FBI ensinam técnicas de interrogatório a policiais gaúchos para a Copa do Mundo. Você acha que o treinamento é necessário?

Opinião > Enquete

OPINIÃO > ENQUETE

Quem chega melhor para a disputa do Brasileiro?

Opinião > Enquete

Rádio Guaíba Ltda.
Copyright © 2008 Grupo Record.
Todos os direitos reservados.