Prefeitura emite licença para obras do Hospital Santa Ana, em Porto Alegre

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) emitiu a licença de instalação que permite o início das obras do Hospital Santa Ana, em Porto Alegre. A licença ambiental refere-se à construção e regularização de edificação junto à área já construída do Hospital Espírita de Porto Alegre, na rua Clemenciano Barnasque, no bairro Teresópolis. A licença vale por um ano, podendo ser renovada.
O documento estabelece condições e restrições quanto à poluição hídrica, atmosférica e sonora. Os serviços de terraplenagem, drenagem superficial e contenções foram descritos em projeto já apresentado à Smams, contando com um responsável técnico devidamente habilitado, assim como o projeto de gerenciamento de resíduos da construção civil.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os mais de 5 mil metros quadrados do Hospital Santa Ana terão 208 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS). A casa de saúde vai atuar na retaguarda de hospitais com atendimento de alta complexidade, desafogando emergências. Serão 30 leitos de saúde mental – que devem começar a funcionar primeiro -, 75 de longa permanência, 20 leitos de UTI, além de 16 leitos clínicos, 59 leitos de retaguarda e oito de isolamento. A unidade vai contar, ainda, com um Centro de Recuperação Auditiva e Intelectual e uma equipe do programa Melhor em Casa, que acompanha pacientes após o recebimento de alta.
A administração do hospital e as reformas ficarão a cargo da Associação Educadora São Carlos (Aesc), enquanto o custo mensal para manutenção vai ser dividido entre a instituição e a prefeitura. A Associação também é responsável pelo Hospital Mãe de Deus.